quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

II Reis 5 - quinta, 28.02.2013


Texto bíblico à II Reis 5

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Neste capítulo, Naamã, general sírio poderoso e rico, vem até Eliseu em desespero, em busca da cura para a sua lepra avançada.

Quando Naamã e sua comitiva de soldados chegaram à humilde casa de Eliseu, o profeta enviou seu servo com uma mensagem inesperada:  "Vá lavar-se no rio Jordão sete vezes e você será limpo." O oficial sentiu-se insultado e com muita raiva porque o profeta nem ao menos saíra para falar com ele pessoalmente! Não houve orações de súplica a Deus ou as palavras mágicas que se esperariam num momento como este. Além disso, Naamã ficou indignado porque o profeta deixou implícito que ele estava tão sujo que precisava banhar-se, sete vezes!

Tudo parecia muito simples, mas o orgulho de Naamã havia sido atingido. Num acesso de raiva, o general em doença terminal se afastou bufando da casa de Eliseu e começou a retornar para Damasco.

O que a lepra representa? Se o Jordão representa o batismo - morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:4) - a lepra representa o pecado. Era uma doença mortal contagiosa que causava uma morte lenta miserável. Começava afetando os nervos e as extremidades, de tal forma que se você tivesse lepra perdia o sentido do tato.

Isso é o que o pecado faz com você: ele paralisa a sua consciência (1 Timóteo 4:2). No início sua consciência te convence do pecado, mas quanto mais você ficar em uma vida de pecado, mais você perde este sentido. O seu coração torna-se endurecido; a doença do pecado devora você como lepra.

Naamã raciocinou: "Os rios de Damasco são muito mais claros e mais limpos do que o Jordão." Isso era provavelmente verdade, mas Deus havia dito: "Lave-se no rio Jordão.” Deus é bom e sabe o que está fazendo. Para chegar a Damasco, Naamã tinha de andar ao lado do rio Jordão. Então, um dos soldados de Naamã se aproximou dele e disse: "Olhe senhor, se o profeta pedisse para fazer algo difícil, você faria isso, certo?" Ele concordou. "Então por que não lavar-se no rio Jordão e ficar limpo?"

Naamã se humilhou, desceu para a beira do rio, tirou sua armadura, entrou na água barrenta do rio Jordão, mergulhou, e esfregou-se a cada imersão. Eliseu disse a Naamã para lavar-se sete vezes. Se o comandante tivesse se lavado apenas cinco vezes, não teria tido sucesso. Deus parece particularmente interessado em números. Quando Ele disse a Josué para marchar ao redor de Jericó sete vezes no sétimo dia, as paredes desabaram após quatro vezes? Deus espera que o obedeçamos nos menores detalhes.

Quando Naamã, finalmente, emergiu pela sétima vez, sua pele tinha outra aparência. A lepra que tinha devastado a sua pele e talvez atacado alguns de seus dedos das mãos ou dos pés, havia ido embora. Naamã estava curado! A Escritura diz: "...sua carne se tornou como a carne de uma criança" (2 Reis 5:14).

Você pode imaginar a cena? Após o general se lavar no Jordão pela sétima vez, ele sai da água e seus soldados dizem: "Aconteceu um milagre! Louvado seja o Senhor! Sua lepra desapareceu completamente e sua pele parece nova!" Todos se alegraram com o milagre operado por Deus!

Querido Senhor, como Naamã, todos fomos atingidos pela lepra do pecado. No entanto, neste momento,  humildemente nos achegamos a Ti. Nós nos arrependemos de nossos pecados e desejamos ser lavados no sangue de seu Filho Jesus - o Cordeiro que derramou o Seu sangue por nós para fazer-nos limpos. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento  
Trad JAQ - Rev JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário