sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

I Reis 14 - sexta, 15.02.2013


Texto bíblico à I Reis 14

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Novamente vemos os resultados dos maus caminhos da nação dividida! Jeroboão seguiu seus próprios deuses. É interessante notar que ele deu a seu filho o nome Abias, que significa "O Senhor é meu Pai". Os hebreus eram muito cuidadosos na escolha de nomes , os quais tinham grande significado. Samuel [NT: “ouvido por Deus”] tinha sido pedido por sua mãe a Deus. Moisés significava “retirado da água”. Estes filhos conheciam a sua herança! Pelo nome que Jeroboão dera a seu filho, significava que ele não deixara por completo a adoração a Deus. E é uma grande coincidência que o filho de Roboão e Jeroboão tivessem o mesmo nome!

Então a tragédia atinge a família de Jeroboão: Abias fica doente! Jeroboão diz a sua esposa para se disfarçar como uma pessoa comum e ir até o velho profeta Aías a fim de pedir a cura de seu filho. Mesmo sendo ele um profeta, tinha as mesmas doenças e problemas que muitas pessoas têm: era cego. Contudo, Deus falou com ele e lhe contou da farsa de Jeroboão e sua esposa. O profeta que tivera a oportunidade de anunciar o rei e apoiá-lo, agora tinha, entretanto, uma mensagem de Deus. Jeroboão havia abandonado o Senhor, não O tinha obedecido e estava sofrendo as conseqüências. A mensagem era muito clara: o seu reinado seria levado; ele tinha ido atrás de outros deuses e ídolos de fundição; o mal se achegaria a sua casa; a criança morreria; e Israel seria atingido. Palavras poderosas comunicando uma mensagem de advertência do Senhor.

Jeroboão reinou 22 anos e seu filho Nadabe assumiu. Roboão, rei de Judá, reinou 17 anos. Situações muito semelhantes: eles fizeram o mal, construíram altares em lugares altos para adoração, colocaram imagens nestes altares e nos bosques. Ali se praticavam cultos de fertilidade para a deusa Asherah. Haviam sodomitas na terra, que na realidade eram prostitutos masculinos do templo! Que situação depravada! Infelizmente Roboão cresceu sob os caminhos corruptos de Salomão e seguiu os passos de seu pai! Como resultado, Sisaque, rei do Egito, veio contra Jerusalém e tomou todos os tesouros da casa do rei! Que situação triste! As obras de Davi e Salomão, as glórias de Israel são agora tomadas. Não só eles pagaram por seus maus caminhos, mas também houve guerra interna entre Jeroboão e Roboão todos os dias de seus reinados.

Resultados trágicos da apostasia e da falsa adoração. Que lição para nós hoje!

Leo Ranzolin
Vice-Presidente aposentado da Associação Geral
Trad JAQ-Rev GASQ/JDS

Um comentário: