terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

II Reis 3 - terça, 26.02.2013


Texto bíblico à II Reis 3

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Os reinos de Israel e Judá se uniram em uma guerra com seus vizinhos, os moabitas. Em um esforço para surpreender os inimigos pela retaguarda, eles decidiram fazer uma longa e tortuosa marcha através do deserto de Edom . Eu poderia acrescentar que este é um dos mais quentes, secos e mais baixos desertos do mundo. Sendo o caminho mais longo que o esperado, a provisão de água do exército de Israel acabou. 

Naqueles dias, os exércitos levavam gado consigo como se fora provisões portáteis. Mas o gado não tinha nem grama para comer e nem água para beber. Os soldados estavam com sede e os animais estavam morrendo. Então, o rei de Judá perguntou ao profeta Eliseu, que os acompanhara em sua marcha, "O que podemos fazer?"

Eliseu pediu, então, algo incomum. Ele disse: "Traga-me um músico", e quando eles encontraram um soldado que tocar, levaram-no a Eliseu. Quando o músico começou a tocar, "o poder do Senhor veio sobre Eliseu, e ele disse: [...] Cavem muitas cisternas neste vale".

Então, pela fé, o rei de Judá fez os soldados cavarem bebedouros secos na areia. Milagrosamente, durante a noite, tempestades nas montanhas de Edom trouxeram água que encheram as valas. Então, os soldados, reavivados, derrotaram os moabitas. Isto nos lembra a milagrosa água viva que Deus nos dá através de Jesus para que possamos ter vitória sobre o nosso adversário Satanás.

Querido Senhor, dá-nos a fé e a determinação para cavar cisternas para receber a Sua bênção, mesmo quando não houver nuvens no céu. Neste mundo desolado, surpreenda-nos e refresque-nos com a água viva do Seu Espírito. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


Comentários bíblicos selecionados:

11 Será que não há aqui profeta do Senhor...? V. 1Rs 22.7. Somente depois de as estratégias dos próprios três governantes parecerem ter fracassado é que procuraram a palavra do Senhor (v. 12) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

27 seu filho mais velho. O rei Mesa, num ato extremo de desespero, sacrificou seu primogênito ao deus Quemos, na esperança de obter perdão por seus pecados passados (Miq 6.7) e garantir uma vitória militar (Jz 11:30-40) (Andrews Study Bible).
em holocausto. A despeito da proibição divina (Deut. 18:10), Acaz, um rei posterior de Judá, sacrificou seu filho no fogo, seguindo as detestáveis práticas das nações circundantes (Andrews Study Bible).
grande ira contra Israel. Essa expressão, á luz do hebraico, normalmente faz alusão a uma visitação da ira de Deus. (Bíblia de Estudo NVI Vida).
...talvez devamos entender que os aliados ficaram abalados pelo terror supersticioso da ira da divindade local. (Foi justamente naquela época da história de Israel que a idolatria se acentuara entre os israelitas) (Bíblia Shedd).
A devoção de Mesa ao seu deus Quemos [ou Camos] foi maior que a lealdade de Israel ao Senhor. O descontentamento causou a imediata retirada da campanha militar de Israel contra Moabe (Andrews Study Bible).

Nenhum comentário:

Postar um comentário