quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

I Reis 20 - quinta, 21.02.2013


Texto bíblico à I Reis 20

Texto de hoje do blog da Bíblia:

 Depois de uma série de mensagens entre Ben-Hadade, rei da Síria, e Acabe, rei de Israel, um estado de guerra é declarado entre as duas nações. Os anciãos disseram para Acabe não dar ao inimigo o que ele queria. Acabe os ouviu e ao se recusar a dar a Ben-Hadade o que ele pedira, a guerra começou.

Nossa recusa em dar ao inimigo (Satanás) o que ele quer sempre cria guerra. Mas uma das maiores armas que podemos empregar contra o diabo é a nossa resistência a ele. Resistência que se baseia em nossa entrega contínua e total a Deus. "Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). Nunca dê nada ao inimigo. Sempre que damos algo para o inimigo, ele volta para conseguir mais.

No meio do conflito que se seguiu, Deus envia uma mensagem a Acabe através de um profeta de nome não identificado. A mensagem de Deus é simples e transmite a estratégia de batalha que irá garantir a vitória para Israel. Mais uma vez somos levados a considerar a incrível paciência de Deus para conosco. Nos capítulos anteriores, Acabe tinha demonstrado resistência significativa para o Senhor, mas o Senhor ainda não tinha desistido de tentar alcançar o coração de Acabe.
    
Após primeira vitória de Israel, Ben-Hadade voltou à guerra na primavera seguinte. O rei Acabe preparou o seu exército e o conduziu ao campo de batalha. Curiosamente, uma vez mais, um "homem de Deus" aparece com uma mensagem do Senhor para o rei - aparentemente o rei não havia buscado o conselho do Senhor. A mensagem vinda pelo profeta é notável. Porque os sírios acreditavam que o Deus de Israel tinha poder apenas nas colinas, Deus disse a Acabe que Ele iria entregar os inimigos de Israel em suas mãos também no vale, de tal forma que o rei "saberá que Eu sou o Senhor."

Que maravilhosa declaração para nela meditarmos! Nosso Deus é o Deus das montanhas e os vales! Ele é o Deus dos maus e bons momentos! O Deus do dia é também o Deus da noite. E Deus esteve disposto a fazer tudo isso a fim de apelar ao coração de Acabe. Não é isso incrível?

Após Acabe vencer triunfantemente a segunda batalha contra Ben-Hadade, o ímpio rei apelou com sucesso para que Acabe poupasse sua vida. Acabe fez isso sem consultar o Senhor. E assim, o capítulo termina com uma triste mensagem final do profeta de Deus para o rei: "... a sua vida pela vida dele." Quando Deus nos oferece uma forma de escapar do pecado e recusamos aceitá-la, estamos trocando a liberdade pela escravidão e, em última análise, a vida pela morte.

Lembremos sempre da promessa: "Não sobreveio a vós tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar" (1 Cr 10:13, NVI).

Charissa Fong
Sydney, Austrália 
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário