domingo, 26 de maio de 2013

Esdras 2

Resumo:
Os exilados retornam para Jerusalém com Zorobabel. Um total de 42.360 pessoas retornam. Alguns dos chefes das famílias dão ofertas voluntárias para a reconstrução do templo de Deus no seu antigo local.


Comentário devocional:
Retornando a Jerusalém

O Capítulo 2 de Esdras é cheio de listas de pessoas, líderes e seguidores que retornaram a Jerusalém, vindos da Babilônia, onde estiveram em cativeiro. Os 70 anos decretados para que ficassem cativos se cumpriram e era hora de voltar para casa. A Bíblia em Apocalipse 21:27 fala sobre aqueles cujos nomes estão "escritos no Livro da Vida do Cordeiro." Será um privilégio ter o nome registrado no livro da vida do Cordeiro, naquele dia, quando Jesus voltar.

O apelo para retornar a Jerusalém tinha um propósito. O objetivo era ir e reconstruir a casa de Deus, o Templo (1:3,5). Para o povo de Deus, ter o Seu Templo no meio deles significava a própria presença de Deus entre eles. Para uma tarefa tão nobre, a Bíblia diz nos versículos 68 a 69 que eles ofereceram voluntariamente, para a casa de Deus, de acordo com sua capacidade. Deus nos pede que somente demos de acordo com nossas capacidades e não nos força a dar “pois Deus ama quem dá com alegria” (II Cor 9:7).

A menção de líderes entre o grupo é significativo. Sempre que Deus tem a intenção de realizar algo, Ele estabelece líderes com a função de incentivar outros a cumprir o Seu propósito.

"Pai, ajuda-nos a estar entre aqueles que respondem positivamente e de bom grado ao Seu chamado."

Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad JAQ/GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário