sexta-feira, 31 de maio de 2013

Esdras 7 - comentários

1 Passadas estas coisas. Cerca de sessenta anos se passaram entre os eventos do final do cap. 6 [516 a.C.] e o início do cap. 7 [458 a.C.]. Com base em Esdras e Neemias, a única informação sobre este período é a respeito da oposição nos dias de Assuero (4.6) – os eventos no Livro de Ester ocorreram durante esse período (Et 1.1) (Bíblia de Genebra).

5 Finéias. O sacerdote que era zeloso pela pureza do povo (Nm 25.7-13). Com Zadoque, simboliza os antecedentes do zelo de Esdras. Filho de Arão. Esta genealogia, abreviada para só mencionar os nomes mais destacados, revela Esdras como o herdeiro da posição de sumo sacerdote (Bíblia Shedd).

 6 Oitenta anos após o retorno dos primeiros exilados a Jerusalém (2:1), Esdras retornou. Esta foi sua primeira viagem e levou quatro meses. O templo já estava erigido há 58 anos (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

escriba. Heb sôpher, "secretário", "perito em livros", e depois recebendo o significado técnico de "estudioso da lei de Deus, com a finalidade de ensiná-la" (Bíblia Shedd).
...homem versado na exposição das Escrituras. Esdras é o primeiro de uma linhagem de famosos judeus eruditos, que no tempo de Cristo incluía homens como Hillel e Gamaliel, a quem os judeus consideravam sucessores dignos de Esdras (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 396).
6-10 Esdras demonstrou que um abençoado professor de Bíblia pode fazer o povo de Deus avançar. Ele era eficaz porque era um estudante aplicado da Lei do Senhor e porque estava determinado a obedecer estas leis. Ele falava tanto por palavras quanto por exemplo. Como Esdras, nós também devemos decidir estudar e obedecer a Palavra de Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV). 
No período do NT eram chamados "Rabi" (Biblia de Estudo NVI Vida)

7 também subiram. A segunda parte deste Livro [Esdras] se dedica a narrar a história do grupo que voltou a Jerusalém com Esdras, cujo nome significa "Auxiliador" (Bíblia Shedd).

10 disposto. Esdras era um homem consagrado. O alvo e a ambição de sua vida era conhecer a vontade de Deus, cooperar com Ele e ensinar os outros a fazer o mesmo. Este foi o homem que Deus chamou naquele momento para fazer uma obra especial (CBASD, vol. 3, p. 396).

 disposto ... para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir. A única maneira de compreendera Escritura é estar disposto para cumpri-la (Comentário Bíblico Devocional VT – F. B. Meyer).

12 Escriba da lei do Deus do céu. ...o título designa um alto oficial da chancelaria persa responsável pelos negócios pertinentes "à Lei do Deus do céu"; portanto, Esdras era um relator dos negócios religiosos judeus no governo persa (CBASD, vol. 3, p. 397).

14 Os sete conselheiros eram a suprema corte de Artaxerxes (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

17 diligentemente comprarás. Ou, "comprarás criteriosamente". Artaxerxes não estava preocupado com a rapidez com que o dinheiro seria gasto, mas com a eficiência de seu uso (CBASD, vol. 3, p. 398).

23 tudo quanto vos pedir.  Aí estava a colheita das orações e das lágrimas de Daniel (Comentário Bíblico Devocional VT – F. B. Meyer).

25 que lhas façam saber. Esdras, que era provavelmente responsável pela elaboração do decreto, deve ter descoberto algo a respeito das condições espirituais existentes na Judéia, que o haviam convencido da necessidade de instruir na Lei do Senhor os exilados que retornaram. Sabendo que sua convicção pessoal sobre o assunto não teria muito peso diante da liderança da Judéia, ele garantiu, através da autorização real, essa obra a fim de que os judeus não fossem tentados a afrouxar esse aspecto de seu programa de reforma (CBASD, vol. 3, p. 400).

26 observar a Lei do teu Deus. Tão grande era seu respeito ela lei que [o rei] praticamente deixou Esdras fazer o que entendesse ser o melhor. Essa reverência para com a lei de Deus vinda de um monarca pagão nos envergonha. Procuremos exaltá-la mais nós também! Sejamos o povo do Livro e o exaltemos, como por ele somos exaltados, até na opinião daqueles que não o reverenciam! (Comentário Bíblico Devocional VT – F. B. Meyer).

Este versículo mostra que até o imperador reconhecia claramente que a infidelidade à vontade de Deus se constitui, realmente, na pior traição contra o império, contra sua prosperidade e contra sua sobrevivência física, moral e espiritual (Bíblia Shedd).

27 Bendito seja o Senhor. Esdras bendisse ao Senhor por tudo que Deus havia feito por ele e através dele. Esdras honrou a Deus através de sua vida, e Deus o honrou. Esdras poderia ter suposto que a sua grandeza e carisma tivessem obtido a vitória junto ao rei e seus príncipes, mas ele deu os créditos a Deus. Nós, também, deveríamos ser gratos a Deus por nosso sucesso e não pensar que o conseguimos pela nossa própria força (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário