sábado, 18 de maio de 2013

II Crônicas 30 - comentários

1 Um convite oficial (por carta) e pessoal (pelos mensageiros do rei) é dirigido aos remanescentes de Israel, que já não existia como nação [ver 2Rs 17:6; 18:1]. Era mais fácil persuadir os israelitas de baixo nível, sob o jugo pagão, do que Israel atender a um apelo quando era uma nação apóstata (Bíblia Shedd).

A Efraim e a Manassés. Estas eram as principais tribos no território do reino do norte que ainda não tinham sido levadas para o cativeiro. As tribos a leste do Jordão e as do norte já haviam sofrido deportação (2Rs 15.29; 1Cr 5:26) (CBASD-Comentário Bíblico Adventista Dio 7º Dia, vol. 3, p. 311).

2 no segundo mês. A obra de limpeza e santificação do templo só foi completada no 16º dia do primeiro mês (2Cr 29:17), e o serviço começava, regularmente, no 14º dia do primeiro mês (Êx 12:2,6; Lv 23:5). Mas, em casos de emergência, a lei permitia que pessoas observassem a Páscoa no 14º dia do segundo mês (Nm 9:6-11) (CBASD, vol. 3, p. 311).

5 desde Berseba até Dã. [Maneira de referir a todo o Israel, desde o extremo sul de Canaã, Berseba, até o seu extremo norte, Dã] Uma expressão semelhante estivera em uso durante o período dos juízes (Jz 20:1; 1Sm 3:20) e durante a monarquia unida (2Sm 3:10; 17:11; 24:2; 1Rs 4:25; 1Cr 21:2). Mas, depois da divisão do reino, esta é a primeira ocorrência de seu uso na narrativa bíblica (CBASD, vol. 3, p. 312).

6 os correios. Literalmente, "os corredores" (pessoas que correm) (CBASD, vol. 3, p. 312).

O restante que escapou. Quando estas palavras foram escritas, as partes leste e norte do reino de Israel já haviam caído nas mãos da Assíria. Tiglate-Pileser III subira contra Israel nos dias de Peca e tomara a Galiléia, toda a terra de Naftali, e Gileade (2Rs 15:29). Além disso, havia levado os rubenitas, os gaditas e a "meia tribo de Manassés" (1Cr 5:26). O débil remanescente preservado recebera mais uma oportunidade de se arrepender (ver PR, 287-291) antes da vinda de Samaneser, que aprisionou Oseias e iniciou o cerco final a Samaria (2Rs 17:4-6; 18:9,10) (CBASD, vol. 3, p. 312).

10. Zombaram deles. Muitas vezes a boa semente cai em terra ruim, dura, espinhosa ou rochosa, conforme Jesus ensinou em Mt 13.1-23 (Bíblia Shedd).

O reino do norte de Israel havia sido recentemente conquistado pela Assíria e a maior parte do seu povo havia sido levado embora para terras estrangeiras. Ezequias enviou uma proclamação ao pequeno povo que permanecera, convidando-os para virem à Páscoa (30:1), mas muitos responderam com escárnio e ridicularização. Pessoas talvez zombem de você quando você tentar promover renovação e crescimento espiritual. Você está preparado para ser ridicularizado pela sua fé? Quando isto te acontecer, não esmoreça. Permaneça firme em sua fé como Ezequias fez e Deus lhe honrará (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

15. Se envergonharam. Os sacerdotes que não se haviam santificado na época própria (v. 3), agora percebem que sua frouxidão fora um tropeço (Bíblia Shedd).

16 Como sempre, dava-se grande importância ao sangue do cordeiro. Segundo o Mishná, cada ofertante matava seu cordeiro, recolhendo o sangue numa tigela que passava de sacerdote em sacerdote, até chegar ao altar. De igual modo, é dever do crente passar para outros a boa nova da salvação pelo sangue de Cristo, 2Tm 2.2(Bíblia Shedd).

17 não se haviam santificado. Pessoas das tribos do norte estavam, em sua maior parte, envolvidas em algum tipo de contaminação moral, da qual ainda não tinham se purificado (v. 18) (CBASD, vol. 3, p. 313).

18 dispôs o coração. Mais do que a mera pureza cerimonial, este era o requisito importante. Nem tudo fora feito de acordo com a estrita letra da lei. Mas, uma vez que as circunstâncias tornavam isso impossível, o espírito da lei foi seguido (CBASD, vol. 3, p. 313).

20 ouviu o Senhor a Ezequias. O fato de o Senhor ouvir a oração de Ezequias mostra que a sinceridade espiritual aos olhos de Deus é preferível a uma adesão fria e formal a estritas prescrições legais (CBASD, vol. 3, p. 313).

25 estrangeiros. O verdadeiro reavivamento não se limita a missões nacionais (5); promove também missões internacionais (cf Mt 28.19) (Bíblia Shedd).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário