quinta-feira, 30 de maio de 2013

Esdras 6 - comentários

2 se achou um rolo. Quanta coisa dependia do encontro daquele rolo! Mas Deus sabia onde estava, e os levou a descobri-lo, e inclinou Dario a ratificá-lo. Quando nos sentimos ansiosos e perturbados acerca das nossas relações com nossos semelhantes, não adianta nada nos entristecermos; será melhor confiarmos. Documentos perdidos, corações estremecidos, meadas embaraçadas, entreguemos tudo nas mãos do Pai (Comentário Bíblico Devocional – VT, F. B. Meyer).
4 pedras grandes ... madeira. Esse projeto visava, provavelmente, a almofadar o edifício contra choques sísmicos (Bíblia de Estudo NVI Vida).
8 pagas pela tesouraria do rei. Era política sistemática dos reis persas ajudar a reparar santuários dentro de seu império (Bíblia de Estudo NVI Vida).
A dificuldade levantada pelos inimigos dos judeus na verdade redundou em benefício destes (Comentário Bíblico Devocional – VT, F. B. Meyer).
10 Orem pela vida do rei. O império persa procurava sistematicamente a boa vontade das influências religiosas, e os judeus, por suas vez, tinham o costume de orar em favor dos líderes políticos de todos os lugares, para onde se espalhavam. Ver 1Tm 2.1-2 (Bíblia Shedd).
11 empalado. De acordo com Heródoto (3.159), Dario I empalou 3 mil babilônios quando conquistou a cidade da Babilônia.
13,14 As obras do templo tinham avançado pouco, não somente por causa da oposição, mas também porque os que voltaram se preocupavam mais com suas casas (Ag 1.2-9). Como colocaram seus interesses em primeiro lugar, Deus lhes enviou a fome como castigo (Ageu 1.5, 6, 10, 11). Com o ânimo advindo da pregação de Ageu e Zacarias e sob a liderança de Zorobabel e de Jesua, iniciou-se novo esforço (Ag 1.12-15) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
15 Acabou-se esta casa. O templo se completou em 516 a.C., no dia 10 de março; ... O que faltou do templo era a arca da aliança simbolizando a presença de Deus que desapareceu sem deixar sinal por ocasião da destruição do templo de Salomão. Também não se fala mais do fogo perpétuo (Bíblia Shedd).
A longo prazo, o segundo templo, embora não fosse tão grandioso quanto o primeiro, acabou durando muito mais tempo. A planta geral do segundo templo era semelhante à do templo de Salomão, mas o Lugar Santíssimo foi deixado vazio porque a arca da aliança se havia perdido na conquista babilônica. De acordo com Josefo, no Dia da Expiação [Yom Kippur] o sumo sacerdote colocava seu incensário na placa de pedra que marcava a antiga localização da arca (Bíblia de Estudo NVI Vida).
14 Esdras cuidadosamente destacou que a reconstrução do templo foi ordenada primeiramente por Deus e, então, pelos reis, que eram Seus instrumentos. É irônico e maravilhoso que o trabalho de Deus tenha sido completado por uma descoberta em um parágrafo perdido em uma biblioteca pagã. Toda a oposição de forças poderosas foi interrompida por uma cláusula em um documento legal. A vontade de Deus é suprema sobre todos os governantes, todos os eventos históricos e todas as forças hostis. Ele pode nos livrar através de meios que não podemos nem imaginar. Se crermos em Seu poder e amor nenhuma oposição poderá nos deter (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
16 Celebraram. Há tempo para celebrar, mas também há um tempo para trabalhar. Ambos são apropriados e necessários à adoração a Deus e ambos Lhe agradam (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
O povo de Deus se alegra porque ele sabe que o seu Mestre controla não apenas o universo, mas também o destino e vidas de indivíduos e povos (Andrews Study Bible).
É muito provável que os Salmos 146-150 tenham sido compostos por esse tempo. Na Septuaginta são chamados de "Salmos de Ageu" (Comentário Bíblico Devocional – VT, F. B. Meyer).
 "Dedicação" traduz a palavra aramaica hanukkah. Esse mesmo nome – hanukkah – é dado ao feriado em dezembro que celebra a reconquista do templo nas mãos dos selêucidas e sua nova dedicação (165 a.C.) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
17 Cem novilhos. Pouca coisa, em comparação com a inauguração do templo de Salomão (1Rs 8.63), mas Deus aceita a oferta "conforme o que o homem tem" (2 Co 8.12) (Bíblia Shedd).
22 mudando o coração. Você já levou em consideração que Deus muda a atitude de uma pessoa ou grupo de pessoas? Deus é infinitamente poderoso, Sua visão e sabedoria transcendem as leis da natureza humana. Enquanto você pode sempre mudar sua atitude, lembre-se que Ele pode mudar a atitude de outros (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
Rei da Assíria. Um dos títulos do imperador persa; ocorre aqui para destacar como Deus mudou aquele antigo império, que tinha sido o causador da destruição de Israel, de de Judá (sob os caldeus) e que agora veio a pertencer aos reis da Pérsia (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário