terça-feira, 14 de maio de 2013

II Crônicas 26 - comentários

Uzias. Esse rei reinou de 792/91 a 740/39 a.C. Em 2Rs, ele é chamado com frequência, mas nem sempre, de Azarias (Bíblia de Genebra).

16 havendo-se já fortificado. Moisés avisara a Israel que tivesse o cuidado de não permitir que o sucesso o deixasse orgulhoso, confiando em si mesmo e não em Deus (Dt 8.10-18) (Bíblia de Genebra).

"Quando o coração do homem se ensoberbece ao ponto de atender ao próprio orgulho, a transgressão já está em seu caminho. O sucesso tem arruinado muitas vidas úteis" (Bíblia Shedd).

"Depois que Deus deu a Uzias grande prosperidade e poder, ele se tornou orgulhoso e corrupto. É verdade que "o orgulho vem antes da destruição" (Prov. 16:18 NVI). Se Deus deu a você riqueza, influência, popularidade e poder, seja agradecido, mas tenha muito cuidado.Deus odeia o orgulho. Embora seja normal sentir-se eufórico após ter realizado algo, é errado desconsiderar a Deus ou olhar os outros como se fosse superior a eles. Verifique suas atitudes e lembre-se de dar a Deus o crédito por tudo o que você tem (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

21 Na maior parte de sua vida, Uzias "fez o que era reto ao olhos do Senhor" (26.4). Mas Uzias se afastou de Deus e foi ferido com lepra e permaneceu leproso até sua morte. Ele é lembrado mais por seu ato arrogante e subsequente punição do que por suas grandes reformas. Deus requer obediência por toda a vida. Impulsos de obediência não são suficientes. Somente "aquele que permanece até o fim será recompensado" (Marcos 13:13). Seja lembrado por sua fé consistente; ou então você pode se tornar mais famoso pela sua queda do que pelo seu sucesso (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

23 Descansou Uzias. Foi neste ano que Deus chamou Isaías para ser um profeta (Isaías 6:1) (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
no campo. Uzias foi sepultado longe dos demais membros da família real em relativa desonra, por causa da maldição da lepra (Bíblia de Genebra).
Sepulcro. Uma pedra calcária do século I d.C., no museu do Monte das Oliveiras, tem a seguinte inscrição em aramaico: "Para cá foram trazidos os ossos de Uzias, rei de Judá - não abram" (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário