quinta-feira, 16 de maio de 2013

II Crônicas 28 - comentários

1-27 O reino de Acaz foi um dos pontos mais baixos na história da dinastia de Davi. Este capítulo tem paralelo em 2Rs 16 (Andrews Study Bible).

3 Vale dos filhos de Hinom. Este vale ficava a sudoeste de Jerusalém (ver Js 15:8; 18:16). Foi palco de alguns dos ritos mais cruéis e revoltantes (CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 304).

queimou a seus próprio filhos. Na história bíblica esta forma de sacrifício humano, o aspecto mais vil da decadência pagã, está ligada a Moloque, divindade amonita equivalente ao Baal dos fenícios, cujo culto foi introduzido em Israel por Jezabel, esposa de Acabe e filha do rei e sumo sacerdote dos sidônios (Bíblia Shedd).

6 abandonado o Senhor. Quando a proteção do Senhor é removida, o ser humano descobre, para sua tristeza, que o senhor escolhido pode ser terrivelmente cruel. Depois de perdas tão grandes, não havia nada que pudesse impedir a Síria e Israel de sitiarem Jerusalém. Contudo, não a tomaram (2Rs 16:5). O objetivo dos aliados era depor Acaz e estabelecer um novo governante de sua própria escolha (Is 7:6). O pânico de Acaz é vividamente descrito em Isaías 7:2) (CBASD, vol. 3, p. 304).

8 duzentos mil. Eram mulheres e crianças levadas como escravas (CBASD, vol. 3, p. 304).

O exército de Israel ganhou a vitória não pela superioridade das armas, mas como consequência do julgamento divino. Se o povo de Judá tivesse confiado nas promessas vindas de Deus pelo próprio profeta Isaías, nada teria acontecido, mas Acaz as recusou, Is 7.1-16 (Bíblia Shedd).

10-11 Deus irou-se porque Israel foi além da comissão que recebera, de punir a Judá praticando a crueldade e escravizando seus irmãos (Bíblia Shedd).

15 vestiram [...] ungiram. Este ato de amor para com os inimigos é singular no antigo testamento. É um exemplo daquilo que Cristo ordena em Mt 5.44, e que ensina mediante a parábola do bom samaritano em Lc 10.25-37. É raro uma vitória bélica resultar em virtude, ou uma conquista resultar em consideração (Bíblia Shedd).

A bondade com que os captores do norte trataram seus prisioneiros de Judá, sobretudo conforme os pormenores registrados nos v. 14, 15, talvez seja o antecedente histórico para a a parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus (Bíblia de Estudo NVI Vida).

16 Assiria. Durante o reinado de Acaz, Judá foi reduzido à condição de vassalo da Assíria (Andrews Study Bible).
No seu desespero, Acaz apelou para os reis pagãos, em vez de recorrer a Deus pela fé e pela oração (Bíblia Shedd).

17 Edomitas. Descendentes de Esaú que habitavam a sudeste do mar Morto (Andrews Study Bible).

20 em vez de fortalecê-la. O rei da Assíria não estava interessado no bem estar de Acaz ou do povo de Judá. Quando atacou a Filístia e a Síria, o que buscava era promover seus próprios interesses e os de sua nação. Os assírios estavam tão prontos a destruir a nação hebraica como a qualquer outra nação. E Acaz e Ezequias logo descobririam isso (CBASD, vol. 3, p. 305).

21 As pessoas do mundo agem sempre assim: exigem tudo quanto se lhes pode dar, retribuindo com angústias e dificuldades ao doador (Bíblia Shedd).

22 ainda maiores transgressões. Em vez de aprender lições de sua angústia, Acaz se tornou mais amargo e obstinado. Ele passou de um pecado para outro, conduzindo seu povo por um caminho descendente que só poderia terminar em ruína (CBASD, vol. 3, p. 305).

23 deuses de Damasco. Acaz chegou ao cúmulo de dar maior valor aos ídolos dos inimigos do seu povo do que ao próprio grande profeta nacional, Isaías, no decurso daquela crise (vide Is 7) (Bíblia Shedd).

Em vez de cair em si e perceber que a aflição se devia a ter abandonado o Senhor, Acaz se tornou mais enraivecido e amargo contra Deus, e seguiu um procedimento que atraiu juízos ainda mais severos sobre si e a nação. Quando Tiglate-Pileser conquistou Damasco, Acaz foi a essa cidade para prestar homenagem ao rei assírio. Enquanto estava lá, viu um altar do qual fez uma cópia e a colocou em frente ao templo de Jerusalém, tirando o altar de bronze de seu lugar (ver 2Rs 16:9-16) (CBASD, vol. 3, p. 305).

24 altares em todos os cantos. Um único grande altar de holocaustos era um método poderoso para impressionar a mente do povo com a doutrina de um único Deus verdadeiro. Numerosos altares em todas as partes de Jerusalém mostravam inequivocamente o politeísmo que Acaz promovia (CBASD, vol. 3, p. 305 e 306).

Nenhum comentário:

Postar um comentário