segunda-feira, 6 de maio de 2013

II Crônicas 18


Comentário devocional:


Em toda a Bíblia o profeta Micaías é mencionado apenas nessa história, mas foi um grande homem. O ímpio rei Acabe queria lutar contra os sírios que ocupavam Ramote-Gileade (ver 1Rs 22.3) e o bom rei Josafá se juntou a ele imprudentemente. Josafá sugere, então, que busquem o conselho de Deus antes de irem à batalha. Acabe concorda e chama seus 400 profetas bem treinados.


"Sobe", eles gritam em muito bem remunerado uníssono. "Deus a entregará em suas mãos!"

Josafá pede então por um verdadeiro profeta, alguém verdadeiramente conectado com Deus. Acabe finalmente manda chamar Micaías. Aqueles que o trazem sussurram: "É melhor que você só tenha palavras de encorajamento."
As respostas de Micaías são uma inspiração para qualquer servo de Deus ainda hoje: "o que meu Deus disser, isso falarei" (v. 13). E, de fato, ele diz claramente ao rei Acabe: "Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor" (vers. 16). Ele profetiza a morte do rei Acabe.
Um dos falsos profetas bate-lhe no rosto. O rei de Israel manda Micaías para a prisão. Ele simplesmente responde: "Se voltares em paz, não falou o Senhor, na verdade, por mim. Disse mais: Ouvi isto, vós, todos os povos!" (versículo 27).
Coragem! Compromisso total com a verdade! Disposição de lutar sozinho! Mais do que isso, vemos a sua disposição de se opor a 400 falsos profetas, além de um rei, como um defensor do que é correto. Isto é o que Deus espera de você e de mim.

Será que algum dia alcançaremos essa grandeza moral Isso pode, sim, acontecer, se tivermos o corajoso Jesus em nosso coração hoje. Se isto acontecer, faremos a escolha pelo que é correto em cada pequena decisão que enfrentarmos.


Sejamos corajosos!


Pastor Scott Griswold

Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ/GASQ/JDS

- – - – -


Texto bíblicoII Crônicas 18


Nenhum comentário:

Postar um comentário