segunda-feira, 20 de maio de 2013

II Crônicas 32 - comentários

1 Quando Ezequias se viu à frente da apavorante possibilidade de uma invasão assíria, ele tomou duas decisões importantes: 1) Ele fez tudo que poderia para lidar coma a situação e ele confiou o resultado para Deus. Isto é exatamente o que devemos fazer quando enfrentamos dificuldades ou situações apavorantes. Faça tudo que estiver ao seu alcance para resolver o problema ou melhorar a situação. Mas também leve a situação a Deus, confiando nEle para a solução (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

3,4 As cidades precisam ser construídas próximas a fontes confiáveis de águas. Nascentes naturais eram a maior fonte de águas de Jerusalém. Em uma brilhante ação militar, Ezequias canalizou as nascentes abaixo da cidade através de um túnel subterrâneo (30); portanto, Jerusalém teria água, mesmo quando sofrendo um longo cerco. O túnel de Ezequias foi descoberto com a inscrição descrvendo como ele foi construído: dois grupos de trabalhadores começaram a cavar sob a terra, um em Jerusalém e outro na fonte de Giom e eles se encontraram no meio (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

6, 7 "O Sermão de Ezequias". Falou ao coração, mostrou grande fé em Deus e inspirou calma e coragem ao povo, que confiou plenamente no socorro do Senhor. Alvos esses dignos de todo pregador (Bíblia Shedd). 

7,8 Ezequias pôde ver com os olhos da fé. O número de seus oponentes não significavam nada enquanto ele permanecesse ao lado do Senhor. A vitória ocorre "não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor Todo-Poderoso" (Zacarias 4:6). Ezequias podia confiantemente encorajar seus homens porque ele não tinha dúvidas de que ele estava ao lado de Deus. Você está do lado do Senhor? Pode ser que você nunca enfrente um exército armado, mas as batalhas que você enfrenta cada dia podem ser vencidas com a força de Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

31 para se informarem do prodígio que se dera. O retrocesso da sombra no relógio do sol (2Rs 20.11; Is 38:8) foi de especial interesse para os astrólogos e astrônomos de Babilônia e deve ter sido de assunto de indagação especial por parte dos enviados. A ocorrência desse milagre proporcionou a Ezequias uma oportunidade única de dar testemunho do poder e da bondade de Deus. Se Ezequias tivesse sido fiel e contasse aos representantes de Merodaque-Baladã exatamente como havia ocorrido esse incidente, e como Deus havia operado um milagre tanto de cura quanto na natureza, esses homens poderiam ter voltado para Babilônia com uma mensagem que teria feito com que muitos naquela terra idólatra se familiarizassem com a verdadeira natureza de Deus. Assim o caminho teria sido aberto para levar muitos ao conhecimento e à adoração do Deus que fez o céu e a Terra (CBASD, vol. 3, p. 322).
O historiador abrevia o registro de 2Rs 20.12-19 (cf Is 39) no qual Isaías disse a Ezequias que seus tesouros seriam tomados pela Babilônia. Ao que parece, o autor supôs que seus leitores estavam familiarizados com o relato deReis e deixou de lado a dura reprimenda de Isaías  (Bíblia de Genebra).

para prová-lo. O teste não foi para informação de Deus, mas para benefício de Ezequias. O orgulho que levou ao fracasso do rei já se havia enraizado em seu coração. Em misericórdia, Deus permitiu surgirem circunstâncias que revelassem a Ezequias a verdadeira condição de seu coração (CBASD, vol. 3, p. 322).
O teste visava fortalecer Ezequias, desenvolver seu caráter e prepará-lo para as tarefas à frente. Em tempos de sucesso, a maioria de nós vive vidas confortáveis. Mas pressão, problemas ou sofrimento rapidamente removerão nosso frágil verniz de bondade, a não ser que nossa força venha de Deus. Como você é quando se encontra sob pressão ou quando as coisas vão mal? Você se afasta ou se aproxima de Deus? Aquele que está solidamente conectado a Deus não precisa se preocupar sobre o que as pressões irão revelar sobre ele (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

Babilônia. Babilônia estava crescendo lenta e quietamente e se tornando um poder mundial. Ao mesmo tempo, o império assírio estava declinando lentamente devido a lutas internas e uma sucessão de reis fracos. Quando a Assíria finalmente caiu em 612 a.C., a Babilônia, sob Nabucodonosor, ocupou o seu lugar de proeminência (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
Segundo parece, os emissários da Babilônia queriam um esforço conjunto contra os assírios, que se abrisse duas frentes de guerra contra eles simultaneamente  (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário