domingo, 12 de maio de 2013

II Crônicas 24 - comentários

Comentários bíblicos selecionados:

1-27 Apesar de Joás ser, no início, um bom rei que reparou o templo, mais tarde ele se afastou do Senhor. Sua história demonstra a capacidade divina de perdoar e a seriedade da advertência profética (Andrews Study Bible NKJV).

2 Percebe-se a mão de Joiada guiando o jovem rei com a mesma eficiência que demonstrou na deposição da rainha Atalia. O reinado de Joás foi abençoado pelo conselho de homens sábios e piedosos até a morte de Joiada, quando o rei começou a seguir os conselhos de homens indignos, o que resultou naquilo que se descreve nos vv 17-27 (Bíblia Shedd).

5 Apressai-vos nisto. Em sua condição arruinada, o templo era uma vergonha para o povo e um insulto a Yahweh. Um sacerdócio devotado e um povo consagrado deviam ter feito da reparação do templo sua prioridade (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 290).

7 O cúmulo da iniquidade é usar para a prática da idolatria aquilo que se destinava ao louvor e à dedicação a Deus; igualmente chocante é o fato dos ministros, cuja vida fora destinada para o serviço de Deus, começarem a procurar glória mundana, correndo atrás de riquezas e conforto, competindo em tudo com aqueles cujo deus é o próprio eu (Bíblia Shedd).

10 Evidentemente os levitas não estavam convencidos de que o povo desejaria contribuir para a reconstrução do templo (24.5), mas o povo estava feliz em dar do que tinham para este projeto. Não subestime o desejo do povo de ser fiel a Deus. Quando desafiado a fazer a obra de Deus, eles geralmente respondem com boa vontade e generosamente (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

15 cento e trinta anos. A partir da época do êxodo, a Bíblia não contém registro de alguém que tenha alcançado idade igual à de Joiada. Uma vez que Joás reinou 40 anos (v. 1), Joiada devia ter mais de 90 anos quando foi colocado o plano contra Atalia e em favor da coroação de Joás (CBASD, vol. 3, p. 290).

16 com os reis. Esta era uma honra incomum. Sem dúvida, isto se deveu em parte ao respeito de que desfrutava por sua devoção religiosa, aos serviços que prestou à nação no que diz respeito à subversão de Atalia e à coroação de Joás, à sua ligação com a família real por meio de sua jovem esposa (2Cr 22:11; cf. 22:2) e ao fato de ele ter praticamente ocupado o ofício de rei por dez ou 12 anos, até Joás ter idade suficiente para reinar (CBASD, vol. 3, p. 291).

18 Se tudo estava indo tão bem em Judá quando o povo adorava a Deus, porque eles se desviavam dEle? A prosperidade pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição.Enquanto ela pode ser um sinal de bênçãos de Deus àqueles que O seguem, ela carrega em si o potencial para o declínio moral e espiritual. Pessoas prósperas são tentadas a se tornar auto suficientes e orgulhosas – achando que Deus estará sempre com elas. Em nossa prosperidade, não devemos nos esquecer de que Deus é a fonte de nossas bênçãos. Ver Deut 6.10-12; 11-14 (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

19 Deus enviou muitos profetas a Joás e ao povo para adverti-los de que eles estavam destinados à destruição. Joel pode ter sido um desses profetas. Leia o livro de Joel para mais informações sobre o clima político e espiritual daqueles tempos (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

20-22 O Espírito concede a coragem necessária para falar em nome de Deus àqueles que Lhe entregam vidas santificadas; [...] O assassínio de um Zacarias é mencionado pelo Senhor em Mt 23.35 e Lc 11.51, em último lugar, indicando que Crônicas era o livro final do cânon, como de fato o é, na Bíblia hebraica. “Filho de Baraquias” (Mt 23.35) seria, então, apenas um título, ou apelido, um erro de copista, ou pode ser, ainda, que Zacarias fosse neto de Joiada (Bíblia Shedd).

21 no pátio. Zacarias foi morto no mesmo exato lugar onde seu pai coroou Joás. Joiada não permitiu que executassem Atalia nos recintos sagrados (23.24) (Andrews Study Bible NKJV).

22 Zacarias pediu a Deus para que acertasse as contas com o povo por conta de seus pecados. Ele não estava pedindo vingança, mas pedindo justiça. Quando nos sentimos desesperançados com a perversidade ao nosso redor, podemos ter certeza de que no final Deus trará completa justiça à Terra (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

23 Antes de se findar o ano. NKJV: “na primavera do ano”. No tempo que os reis saíam à guerra (Dt 32.35, 41; Is 47.3) [Quando as chuvas do inverno cessavam e o campo começava a produzir novamente, garantindo provisões aos exércitos] (Andrews Study Bible NKJV).

24 poucos homens. Apenas um pequeno destacamento do exército invasor derrotou um grande exército liderado pelos príncipes de Judá. Os príncipes foram mortos (v. 23) e, assim, foi executado juízo contra os líderes apóstatas da nação (ver v. 17). Com seus poucos fiéis, Gideão destruíra um grande exército de midianitas (Jz. 7). Mas, quando o povo de Deus se apostatou, a proteção do Senhor foi retirada e um grande exército de hebreus caiu nas mãos de poucos soldados inimigos(CBASD, vol. 3, p. 292).

25 não no túmulo dos reis. O sepultamento no túmulo dos reis foi uma honraria concedida a Joiada (v. 16), recusado porém ao seu pupilo rebelde, Joás  (Bíblia de Estudo NVI Vida).

26 conspiraram contra ele. Uma punição ao pé da letra. Desde que o rei adorara deuses estrangeiros, ele foi morto pela mão de dois estrangeiros (Andrews Study Bible NKJV).

Jozacar[ou Zabade]. Quer dizer "Yahweh lembrou". Jozabade. Quer dizer "Yahweh retribuiu". Há uma coincidência interessante entre os nomes desses dois conspiradores e as últimas palavras que o filho de Joiada, Zacarias, proferiu quando foi apedrejado por ordem de Joás: "O SENHOR o verá e o retribuirá" (2Cr 24:22), ou seja, "Que o Senhor veja e vingue". O rei Joás falhou em recordar a bondade do sacerdote Joiada para com ele, mas o Senhor Se lembrou e o vingou  (CBASD, vol. 2, p. 1020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário