sábado, 31 de janeiro de 2015

Atos 2 - Comentários de Bíblias de Estudo

1 Pentecostes (Grego para “quinquagésimo”) era o nome da Festa das Semanas (Lv 23:15-21), que celebrava a colheita da primavera. Acontecia 50 dias após a apresentação dos feixes das primícias na Páscoa (Lv 23:9-14; ver At 20:16). Andrews Study Bible.

O “Quinquagésimo Dia” depois do sábado da semana da Páscoa (Lv 23.4-7, 15-16). ... é também chamado de “Festa das Semanas”porque era celebrado sete semanas depois da Páscoa (Dt 16.10); de “Festa da Colheita”, porque os primeiros frutos da colheita eram então juntados (Êx 23.16); e de “o dia das primícias” (Nm 28.26). Bíblia de Genebra.

todos. Os cento e vinte (1.15). Atos não nos informa onde eles estavam quando o Espírito desceu; talvez na área do templo, oferecendo-lhes oportunidade de evangelizar uma grande multidão. Bíblia Shedd.

3 línguas. Metáfora pertinente à situação, na qual vários idiomas seriam falados. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 outras línguas. As línguas eram vários idiomas falados em todas as partes da região mediterrânea oriental, de Roma à Pérsia. Bíblia de Genebra.
Estas línguas “estrangeiras” antecipam a penetração do evangelho em toda tribo, nação e língua; contraste o julgamento em Babel (Gn 11.7-9). Bíblia Shedd.

cheios do Espírito Santo. A vinda do Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Jesus relatada em 1.5, 8 e Lc 24.49, mas isto não quer dizer que o Espírito Santo não estivesse presente e atuando com o povo de Deus no Antigo Testamento [Sl 55.11; Is 63.10-11; Jz 3.10; 1Sm 10.6s; Is 11.2]. Bíblia de Genebra.

5 Homens piedosos. Provavelmente eram gentios interessados no judaísmo sem serem verdadeiros prosélitos batizados e circuncidados. Bíblia Shedd.

7 galileus. O milagre era especialmente impressivo porque os galileus era conhecido pelo forte sotaque e de pobre capacidade de linguagem (Mt 26:73). Andrews Study Bible.

11 árabes. O reino dos árabes achava-se entre o mar Vermelho e o Eufrates, tendo Petra por capital. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 embriagados. O Gr original acrescenta “com vinho doce”, i.e., ainda em processo de fermentar. A vindima era no mês de agosto. Bíblia Shedd.

15 Estes homens não estão embriagados ... sendo esta a terceira hora (cf ARA; NVI: “Ainda são nove horas da manhã!”). Num dia de festa como o Pentecostes, nenhum judeu quebraria o jejum antes das 10 horas da manhã. Assim, era extremamente improvável que um grupo de homens ficasse embriagado tão cedo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

21 todo aquele que invocar. Cf v. 39; implica fé e compromisso com Deus, muito mais que o mero emprego de palavras (Mt 7.21). Bíblia de Estudo NVI Vida.

22 aprovado ... por meio de milagres, maravilhas e sinais. As obras poderosas realizadas por Jesus eram sinais de que o Messias viera. Bíblia de Estudo NVI Vida.

23 Pedro não tem receio em confrontar a multidão com sua iniquidade, em grande parte o mesmo povo que um pouco [de tempo] antes clamara “Hosana ... Barrabás ... crucifica-O”. Sua iniquidade foi frustrada pela ressurreição. A cruz não era a derrota, mas a chave do plano divino. Bíblia Shedd.

27 morte. Gr hades, que traduz a palavra hebraica sheol, “túmulo”. Bíblia Shedd.
É o túmulo (não um “inferno” que queima permanentemente, uma ideia não bíblica, tendo em vista que o inferno ocorrerá ao fim do tempo; 2 Pe 2:4; Ap 20:9). Andrews Study Bible.

29 Davi ... o seu túmulo está entre nós. O túmulo de Davi podia ser visto em Jerusalém. Ainda continha seus restos mortais. Bíblia de Estudo NVI Vida.

34 O Senhor disse ao meu Senhor. O Senhor (Deus [Yahweh]) disse ao meu Senhor ([Adon] o filho de Davi, o Messias). De acordo com Pedro, Davi dirigiu-se ao seu descendente com respeito incomum, porque Davi, mediante a inspiração do Espírito, reconhecia quão grande e divino seria esse descendente (Mt 22.41-45). Bíblia de Estudo NVI Vida.

36 Senhor e Cristo. Apresenta o mais primitivo Credo (cf Rm 10.9; 1 Co 12.3; Fp 2.11, etc.). Bíblia Shedd.

37 ficaram aflitos em seu coração. Reflete tanto a crença em Jesus quanto a dor por tê-lo rejeitado antes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

38 Arrependei-vos. O arrependimento era importante na mensagem do precursor, João Batista (Mc 1.4; Lc 3.3), na pregação de Jesus (Mc 1.15; Lc 13.3) e nas instruções que este deixou imediatamente antes da ascensão (Lc 24.47). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Para perdão dos seus pecados. Marca-se o fim de cada mensagem principal apostólica com o apelo ao arrependimento para receber o perdão dos pecados (3.19, 26; 5.31; 10.43; cf 17.30; 26.20). Implica numa mudança de pensamento radical (metanoia) que surge de convicção de pecado. Bíblia Shedd.

Não que o batismo efetue o perdão. Pelo contrário, o perdão se dá por meio do que é simbolizado pelo batismo (v. Rm 6.3, 4). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O arrependimento indica que a crença vem antes do batismo, algo impossível para crianças. Comparar 16:30-33. Andrews Study Bible.

cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo. Um resumo de Mt 28.18-19 (batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo), mencionado aqui somente o nome de Jesus, uma vez que o sermão de Pedro tinha a ver com Jesus e Seu ministério. Bíblia de Genebra.

O dom do Espírito Santo. A regeneração se realiza somente com entrada do Espírito, não por uma espécie de magia no rito do batismo. Bíblia Shedd.

É significativo que Pedro não fale aqui sobre o recebimento do dom de línguas. Bíblia de Genebra.

39 Pedro proclama que a salvação através do Messias de Deus é prometida aos judeus, a seus filhos e a todos que ainda estão longe (isto é, os gentios, Ef 2.11-13). Aqui novamente está a mensagem de Atos – o evangelho é para judeus e gentios. Bíblia de Genebra.

42 na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Este é o resumo dos elementos essenciais necessários no discipulado cristão. Eram elementos que os apóstolos haviam aprendido de sua experiência com Jesus: seu ensinamento a respeito de sua obra (Mt 16.18-19; Lc 24.46) e sobre a responsabilidade deles como seus seguidores (Mt 5-7), a comunhão de Cristo com Seus discípulos (Jo 13), a Ceia do Senhor – o partir do pão (Mt 26.17-30) – e sua vida de oração pelos discípulos e com eles (Mt 6.5-13; Lc 11.1-13; Jo 17). Bíblia de Genebra.

ensino dos apóstolos. Incluía tudo que o próprio Jesus ensinara (Mt 28.20), sobretudo o evangelho, que se centrava na Sua morte, sepultamento e ressurreição (cf. 23, 24; 3.15; 4.10; 1Co 15.1-4). Era ensino incomparável por vir da parte de Deus e por estar revestido da autoridade outorgada aos apóstolos (2Co 13.10; 1Ts 4.2). Hoje, está à nossa disposição nos livros do NT. Bíblia de Estudo NVI Vida.

44 Todos os que creram estavam juntos. Isto demonstra a unidade do Espírito, que Paulo mais tarde advoga (Ef 4.3). Bíblia de Genebra.

tinham tudo em comum. V. 4.34, 35. Tratava-se de compartilhar de modo voluntário, provendo para os que não tinham o essencial para viver. Bíblia de Estudo NVI Vida.

46 partiam pão de casa em casa. Isto se refere às refeições diárias comuns, compartilhadas nos lares. Bíblia de Genebra.

Com alegria e sinceridade de coração. A comunhão, a união e o compartilhar da igreja primitiva são frutos do Espírito. A alegria deve ser o estado de ânimo do crente. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário