sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

João 15 - Comentários selecionados

1 Videira verdadeira. Como em outros lugares neste Evangelho, "verdadeira" significa genuína. Jesus é a "videira" final e real, quando comparado a Israel, que era um tipo que prefigurava a realidade. Bíblia de Genebra.

Israel era a videira de Deus no A.T. (Sl 80.8-16; Is 5.1-7; Jr 2.21, etc.), mas sempre visto em termos de degeneração e destruição. Falhou na missão de produzir o fruto desejado por Deus. Cristo é o verdadeiro Israel (Gl 3.16) substituindo esta nação na missão de trazer salvação ao mundo. A "Videira" de Jo 15 equivale ao "Corpo" de Cristo nas Epístolas de Paulo. Bíblia Shedd

2 fruto. Nenhum ramo que está em Cristo pode ser totalmente infrutífero. Porém, todo ramo que pertence a Cristo produzirá fruto e sofrerá a poda necessária para aumentar. ... o fruto se refere a uma vida como a de Cristo, produzida pelo Espírito Santo (Gl 5.22-23), mais do que o número de pessoas convertidas sob o ministério do crente. Bíblia de Genebra

Uma videira tem somente duas utilidades: produzir comida e bebida ou ser cortada e servir de combustível. Andrews Study Bible.

3 Produção maior de fruto vem do coração purificado pela Palavra. Bíblia Shedd.

4 permanecei. Continuar, ficar. Andrews Study Bible

em Mim. Somente quando os nutrientes fluem livremente para os ramos é que os frutos aparecem. Bíblia de Genebra.

A contínua conexão com Cristo é essencial para o crescimento e a fecundidade. A dedicação eventual aos interesses religiosos não é suficiente. Experimentar elevado fervor religioso num dia apenas para cair num período de negligência no seguinte não promove a força espiritual. Permanecer em Cristo significa que a pessoa deve estar em constante comunhão diária com Ele e viver a Sua vida (Gl 2:20). Não é possível um ramo depender de outro para a vitalidade; cada um deve manter sua relação pessoal com a videira. Cada membro deve produzir seus frutos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 1159.

5, 6 O contraste entre permanecer ou não na videira. Bíblia Shedd.

7 As palavras vivas de Cristo comunicam Sua pessoa. Bíblia Shedd.

8 que deis muito fruto; e assim vos tornareis Meus discípulos. As obras referidas não são a base da nossa aceitação por parte de Deus, mas são o resultado da união salvífica com Cristo, recebida através da graça e não do mérito. Bíblia de Genebra.

Ver 13.35. "...deis muito fruto", aqui, faz paralelo com "amor". Andrews Study Bible.

11 Meu gozo. Muitos imaginam que a obediência a Cristo é algo extremamente pesado, porque exige submissão sacrificial e serviço (Rm 12.1-2). Jesus ensina o oposto, associando a obediência à alegria. Bíblia de Genebra.

16 e o vosso fruto permaneça. Uma característica distintiva do serviço cristão é que seus resultados têm significação eterna. Bíblia de Genebra.

Tudo quanto pedirdes ao Pai. Em relação á produção de frutos. Genuíno crescimento da igreja é fundamentado na oração. Andrews Study Bible.

18 o mundo vos odeia. O ódio do mundo não se deve àquilo que os discípulos fazem de errado, mas àquilo que eles fazem de certo. Bíblia de Genebra.

A oposição aos discípulos nasce porque eles não se conformam com os caminhos do mundo. O "mundo" não tolera a mínima ameaça ao seu controle. Andrews Study Bible.

Servo ... Senhor. Aqueles em íntimo relacionamento com Jesus experimentarão a mesma oposição do mundo que Jesus experimentou. (ver 11:47-53; 18:1-3, 6, 15). Andrews Study Bible.

22 pecado não teriam. O pecado aqui é o pecado específico do ódio a Jesus e àqueles que Lhe pertencem, e não pecado em sentido geral (v. 24). Bíblia de Genebra.

24 obras. As obras culminantes quais nenhum outro fez, foram a Sua entrega à morte e a ressurreição. Bíblia Shedd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário