1 Cumprir-se. Literalmente, "estava se cumprindo". Parece que a palavra foi escolhida para indicar que o dia havia chegado. Talvez fosse o início da manhã. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 121.
Pentecostes. Uma referência aos cinquenta dias entre o início da Festa dos Pães Asmos e a Festa das Primícias. De todas as festas do ano judaico, o Pentecostes era a que mais atraía peregrinos de terras distantes. O Pentecostes era um dia grandioso na experiência israelita, um tipo apropriado para o dia mais grandioso ainda no qual o Espírito de Deus foi disponibilizado a todos aqueles que se prepararam para recebê-Lo. CBASD, vol. 6, p. 122.
2 Do céu. Literalmente, "de fora do céu", o lugar de onde o Espírito Santo desceu sobre Jesus em Seu batismo (Mt 3:16). CBASD, vol. 6, p. 123.
4 Outras línguas. Ou seja, línguas diferentes de sua língua materna. A palavra grega traduzida por línguas se refere inteiramente, ao órgão da fala, mas com frequência é usada para se referir ao idioma. CBASD, vol. 6, p. 126.
6 Língua. A lista que se segue se refere a grupos linguísticos. É provável que cada orador tenha falado num idioma diferente, de acordo com o grupo ao qual se dirigiu. Dessa maneira, diversas nacionalidades foram atendidas ao mesmo tempo. CBASD, vol. 6, p. 127.
17 Acontecerá. A inferência é que o futuro citado em Joel se fazia presente. Os ouvintes presenciavam o cumprimento da profecia. CBASD, vol. 6, p. 131.
25 A respeito dEle. A realidade da ressurreição deu novo significado às profecias, que não fora sugerido antes, mas, sem o qual ficariam incompletas. CBASD, vol. 6, p. 134.
32 Este Jesus. Jesus de Nazaré, o crucificado dos versos 22 e 23. CBASD, vol. 6, p. 135.
41 Três mil. Por causa deste número elevado, alguns concluem que o batismo foi feito por derramamento ou aspersão de água, não por imersão. Não é necessário fazer essa pressuposição (Mt 3:6). Havia reservas de água adequadas tanto dentro de Jerusalém quanto perto da cidade para o batismo de grande número de pessoas, como os tanques de Betesda (Jo 5:2) e Siloé (Jo 9:7), além dos tanques de Salomão. CBASD, vol. 6, p. 138.
43 Muitos prodígios e sinais. Este era mais um motivo de temor e deslumbramento. O Espírito Se manifestou, dando aos apóstolos grande poder não só para pregar, mas também para operar maravilhas, assim como Jesus havia prometido. CBASD, vol. 6, p. 139.
47 Louvando a Deus. A alegria pela nova fé os levava a louvar ao Pai. O verdadeiro filho de Deus sempre encontra motivos para louvar ao Senhor. CBASD, vol. 6, p. 140.
Compilação: TatianaW
Nenhum comentário:
Postar um comentário