domingo, 25 de janeiro de 2015

João 17 - Comentários selecionados adicionais

1 Pai. Usado a respeito de Deus 122 vezes em João. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Pai, é chegada a hora. Jesus estava plenamente consciente do que estava para acontecer. Bíblia de Genebra.

Glorifica ... glorifique. Há estreito relacionamento entre a glória do Pai e a do Filho, e a morte com a qual Jesus glorificaria a Deus proporcionaria vida eterna para os crentes (v. 2). Bíblia de Estudo NVI Vida. 

para que o Filho glorifique a Ti. Na cruz Jesus revelou o caráter de Deus. Andrews Study Bible.

3 E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. A vida consiste na comunhão com Deus "que nos criou para Ele mesmo, de modo que nossas almas não descansam até que descansem nEle", como disse Agostinho. Conhecimento, aqui, como frequentemente nas Escrituras, significa mais do que uma percepção intelectual; envolve afeição e compromisso também. Bíblia de Genebra.

4 glorifiquei na terra. Nota-se que Jesus roga do ponto de vista de quem já subiu ao céu (11) porque vencera no Espírito (16.33). Neste sentido a obra estava consumada antes do brado de 19.30. Bíblia Shedd.

5 glorifica-Me ... com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo. Jesus afirma, como parte de Sua petição, que Sua glória existiu antes de o mundo existir, significando que Ele é preexistente e não criado. Em segundo lugar, ele se refere a uma espécie de glória de que Ele participou na eternidade. Por toda a Bíblia, esta é a glória que está sempre associada com o único Deus Vivo e Verdadeiro. Bíblia de Genebra.

6 Manifestei o Teu nome. Aqui, "nome" denota Deus na beleza de Sua perfeição, como revelada à humanidade. Bíblia de Genebra.

7 eles sabem que tudo o que Me deste vem de Ti. Somente à medida que as pessoas veem o Pai operando em Jesus é que têm um conceito correto de Deus. Os discípulos tinham finalmente chegado a essa compreensão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 as palavras. São os ensinamentos de Jesus proferidos aqui na terra e preservados nos evangelhos. Bíblia Shedd.

São mencionadas três coisas no tocante aos discípulos: 1. Aceitavam os ensinamentos (ao contrário dos fariseus e de outras pessoas, que os ouviram, mas os rejeitaram). 2. Sabiam com certeza a origem divina de Jesus. A aceitação da revelação os fez entrar mais profundamente na verdade. 3. Creram. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 É por eles que Eu rogo. O centro da oração de Jesus tem como alvo os Seus discípulos, tendo em vista que eles permanecerão no mundo quando ele retornar ao Pai. Andrews Study Bible.

Não estou rogando pelo mundo. A única oração que Jesus poderia proferir pelo mundo seria que cessasse de ser mundano (i.e., oposto a Deus), e assim Ele orou mesmo (v. 21, 23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 e, neles, Eu sou glorificado. É surpreendente que a glória de Deus possa estar associada com as ações de seres humanos, que são tão insignificantes quando comparados com a majestade de Deus. Contudo, pessoas como Eliú, no livro de Jó, mostram que os seres humanos podem dar glória a Deus, e Paulo afirma isto das atividades mais comuns dos seres humanos, tais como o comer e o beber (1Co 10.31). Bíblia de Genebra.

11 O crente se santifica pelo batismo-morte (Rm 6.2-11) que o separa do mundo e o une a Cristo. Bíblia Shedd.

mundo. Refere-se aqui à humanidade em oposição a Deus. Andrews Study Bible.
Pai Santo. O nome transmite a ideia de distanciamento e proximidade ao mesmo tempo; Deus é inspirador de reverente temor, sendo ao mesmo tempo amoroso. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Que eles sejam um, assim como nós. A unidade das pessoas na Trindade é o exemplo de unidade dos crentes uns com os outros, através de sua união com Cristo (14.10, nota). Há uma unidade de propósito e de essência na igreja invisível, o Corpo de Cristo. Bíblia de Genebra.

12 Filho da perdição. Lit., "o filho da destruição" (v. 2Ts 2.3), i.e., quem pertence à esfera da perdição e é destinado à destruição. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Era Judas, e também será assim chamado o anticristo (2 Ts 2.3). Bíblia Shedd.
Isto cumpre o Sl 41.9. Bíblia de Genebra.

14 o mundo os odiou, porque eles não são do mundo. O novo nascimento implica numa divisão radical da humanidade. Os crentes continuam a vive no mundo, mas não pertencem realmente a ele. Bíblia de Genebra.

15 Não rogo que os tire do mundo. O mundo é o lugar em que os discípulos de Cristo devem fazer a sua obra; Jesus não deseja que sejam tirados do mundo antes de completarem as suas tarefas (cf v. 18).

Mas que os proteja do Maligno (NVI). Especialmente ativo no mundo (1Jo 5.19), sendo por isso indispensável a proteção divina. Bíblia de Estudo NVI Vida.
que os guarde do mal. Não é das aflições físicas ou sociais do mundo que Jesus deseja que Seus discípulos sejam guardados, mas de sua corrupção moral. Bíblia de Genebra.

17 Santifica-os na verdade. Jesus não pede pelo bem estar temporal de seus discípulos, mas por sua santificação. Ele deseja, acima de tudo, que eles sejam santos. A verdade é meio pelo qual a santidade é alcançada. O erro e o engano são próprios do mal, e a verdade é básica para a piedade. Bíblia de Genebra.

A Tua Palavra é a verdade. Este testemunho se refere imediatamente ao Antigo Testamento, que os discípulos possuíam. Estende-se também ao ensino de Jesus, chamado "palavra" de Deus (v. 14), e vem incluir o cânon do Novo Testamento (v. 20; Lv 8.11-15, 21; 11:28; At 4.31; 6.7; 8.14, 25; 1Ts 2.13). Esta é uma poderosa afirmação da autoridade e origem divina das Escrituras. Bíblia de Genebra.

18 Assim como Tu Me enviaste ... também Eu os enviei. Compare 20.21. Jesus é o exemplo supremo para as missões cristãs. Todo verdadeiro cristão é um "missionário" enviado ao mundo para dar testemunho de Cristo, para alcançar os perdidos onde possam ser encontrados e conduzi-los ao Salvador. Bíblia de Genebra.

Ao mundo. Podemos ansiar pelo céu, mas é na terra que o nosso trabalho é realizado. Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 E a favor deles Eu Me santifico. Jesus é ao mesmo tempo Sacerdote e Sacrifício. Bíblia Shedd.

20 por aqueles que vierem a crer. Jesus ora em favor dos futuros crentes. Cf 10.16; 15.16. Bíblia Shedd.

Numa sublime mudança de pensamento, o Senhor agora abrange, em Sua oração, todo o corpo de crentes, mesmo aqueles que chegariam à fé nas gerações futuras. Todo verdadeiro cristão pode estar certo de ser incluído nesta oração. Bíblia de Genebra.

21 que todos sejam um. Uma igreja dividida não leva crentes à Jesus. Andrews Study Bible.

Para que o mundo creia. A união dos crentes deve exercer influência nos de fora, convencendo-os da missão de Cristo. A oração de Jesus repreende as divisões sem sentido e muitas vezes amargas entre os crentes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado. A glória (gr doxa) de Cristo tem sua origem na união com o Pai (5). Jesus manifestou essa glória divina (notavelmente o amor) no mundo, operando milagres, transmitindo palavras do Pai e finalmente dando sua vida par expiar pecados (1.14, 17; 13.21s). Bíblia Shedd.

23 e os amaste, como também amaste a Mim. Esta afirmação traz à luz o amor de Deus, o Pai, pelos redimidos (3.16), às vezes passado por alto por causa da ênfase do amor de Cristo por eles. Bíblia de Genebra.

24 para que vejam a Minha glória. Jesus não pede prosperidade temporal, nem para os discípulos nem para a igreja; ao invés disso, Ele ora por santidade e unidade sobre a terra e pela reunião de Seus santos no céu. Estar com Cristo é o supremo anseio do cristão (Fp 1.23; 1Ts 4.17). Bíblia de Genebra.
Cristo roga ao Pai que os crentes possam compartilhar a alegria do céu. Ali perceberão o grande privilégio de terem sido amigos de Cristo. Bíblia Shedd.

25, 26 Pai justo, o mundo não Te conheceu. Os atributos divinos de justiça e santidade separam o mundo de Deus (Hb 7.26). Conhecer a Deus pela experiência da fé real em Cristo (25b) traz junto o privilégio de clamar o nome divino "Pai" (Rm 8.15s; Gl 4.6) e sentir o amor divino. Bíblia Shedd. 

26 nome. No contexto hebraico, um nome significa caráter. Andrews Study Bible.

A oração termina fazendo ressoar, de novo, algumas das notas ouvidas por toda essa ocasião: unidade, conhecimento, missão e amor. Este é o clímax adequado ao ensino de Jesus em todo o Evangelho. Bíblia de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário