domingo, 18 de janeiro de 2015

João 10 - Comentários selecionados

22 Festa da Dedicação. Esta festa foi instituída por Judas Macabeu para comemorar a purificação do templo e a restauração de seus serviços após a profanação por Antíoco Epifânio [rei da Síria, cf Andrews Study Bible]. ... Na literatura rabínica a festa é chamada Hanukkah, que significa "dedicação". CBASD - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 1118.

Esta festa é agora chamada Hannukah, é celebrada em dezembro. Comemora a restauração do templo nos tempos de Judas Macabeu e a revolta judaica contra Antíoco Epifânio (164 a.C.). Bíblia de Genebra.

Esse foi o último grande livramento que os judeus haviam experimentado. Bíblia de Estudo NVI Vida.

28 jamais perecerão. A negativa é forte no grego. Em seu significado mais pleno, "perecerão" aqui faz referência à morte final e irrevogável, isto é, à segunda morte (Ap. 20:14; cf Mt 20:28; Jo 3:16). CBASD, vol. 5, p. 1119.

30 somos um. A palavra traduzida por "um" é neutra, mostrando que a unidade de pessoas não é o ponto em discussão. Jesus afirmou Sua unidade com o Pai em vontade, propósito e objetivos. O Pai estava diretamente envolvido nas palavras e nos atos de Jesus. CBASD, vol. 5, p. 1120.

Não são Pessoas idênticas, mas uma em essência... O Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem igualmente a plenitude da natureza divina. Esta unidade essencial subjaz à sua unidade no propósito redentor. Bíblia de Genebra.

32 boas obras. Embora a referência aqui inclua os milagres de Jesus, os termos no grego subentendem as obras em geral que têm acima de tudo um caráter bom e nobre. Bíblia de Estudo NVI Vida.

34 sois deuses. A citação é de Salmo 82:6, que acusa os juízes injustos, chamados de "deuses". CBASD, vol. 5, p. 1120.

No Antigo Testamento, os juízes humanos ... podiam ser chamados "deuses", porque eram considerados como agindo em lugar de Deus, ao fazerem justiça. A palavra hebraica 'elohim é usada não só para referir ao único Deus verdadeiro, mas também para denotar deuses falsos, anjos e, muito raramente, homens exercendo junções divinas. O argumento de Jesus pode ser entendido como segue: "Ao invés de ofender-se porque esta palavra é aplicada a Mim, devíeis examinar as minhas credenciais que provam que meu Pai me enviou a este mundo". Bíblia de Genebra.

Se Deus, o Autor da Bíblia, chama homens de "deuses" ... quanto mais teria o Filho direito a este título. Bíblia Shedd.

Ver Êx 22.28 e nota textual NVI ["Não insultem os juízes"]; Dt 1.17; 16.18; 2Cr 19.6. Bíblia de Estudo NVI Vida.

39 Ele se livrou. João não nos dá detalhes, mas torna claro que nada poderia acontecer a Jesus até que Deus determinasse a hora (7.44; 8.59). Bíblia de Genebra.

A pergunta acerca de como se poderia obter pedras no templo talvez encontre resposta no fato de que o templo de Herodes ainda estava em processo de construção. CBASD, vol. 5, p. 1103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário