quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

João 20

Comentário devocional:


Este capítulo revela que os amigos de Jesus viram e creram. Só de olhar para dentro do túmulo vazio João "viu e creu" (v. 8, ARA). Maria "viu Jesus" (v. 14) e com seu coração ela se apegou a ele, mas não teve permissão para tocá-Lo (v. 17). Em seguida, ela relatou aos discípulos: "Vi o Senhor!" (v. 18).


Jesus apareceu aos discípulos com a saudação da paz e "lhes mostrou as mãos e o lado" (v.20), como prova de que Ele não era um fantasma ou fruto da imaginação deles, mas uma pessoa real. Eles "alegraram-se ao verem o Senhor" (v. 20). Mais uma vez Jesus lhes disse "Paz seja convosco", e lhes relembrou a missão. Ele disse: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (v. 21). Tendo dito isso, soprou sobre eles o Espírito Santo. Como Tomé não estivera lá, eles disseram a ele: "Vimos o Senhor!" Mas ele disse: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei" (v. 25).


Uma semana depois, eles estavam noutra reunião de oração e Jesus mostrou-se novamente a eles com a mesma afirmação de consolação "Paz seja convosco!" (v. 26). Não é maravilhoso que Jesus venha estar conosco sempre que nos reunimos em Seu nome? Desta vez, Ele aparece em benefício de Tomé e lhe diz: "Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente." (v. 27). Tomé tem uma resposta surpreendente: "Senhor meu e Deus meu!" (v. 28). Por duas vezes ele utilizou o pronome "meu", indicando uma fé viva e ardente. Ao dizer: "Senhor meu e Deus meu", Tomé dá a Jesus o título mais elevado que pode vir de lábios humanos. Desde então, esta tem sido a afirmação cristológica central da igreja viva. O Senhor ressuscitado é Deus! Através das palavras proferidas por Tomé o Filho é honrado do mesmo modo que o Pai (João 5:23).


A fé verdadeira não se fundamenta em ver, cheirar ou tocar, mas na palavra de Deus! João foi ao sepulcro e creu antes de ter visto o Senhor ressuscitado. Nós também podemos acreditar no testemunho daqueles que viram e acreditaram e deste modo sermos abençoados (v. 29).


João decididamente compartilha a razão de ter escrito seu Evangelho: "para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (v. 31). Você consegue crer em Jesus mesmo sem ter presenciado pessoalmente a sua ressurreição?


Christopher Bullock
Pastor em Atlanta, Georgia
Estados Unidos da América




Traduzido por JDS/JAQ


Texto bíblico: João 20


Comentário em áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário