sábado, 24 de janeiro de 2015

João 16 - Comentários selecionados adicionais

1 para que não vos escandalizeis. Lit "tropeceis". Os discípulos não devem perder a coragem ao enfrentar as perseguições judaicas (executadas "em nome de Deus", At 22.3, 4). Bíblia Shedd.

2 virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus. Pessoas religiosas têm muitas vezes perseguido o próximo com a forte convicção de que isso é o correto (v. At 26.9-11; Gl 1.13, 14). Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 quando a hora chegar (cf Lc 22.53; Jo 17.1). A hora do mundo perseguir os santos. Bíblia Shedd.

5 nenhum de vocês me pergunta: "Para onde vais?" Pedro tinha feito tal pergunta (13.36), mas rapidamente voltara a atenção a outro assunto. Sua preocupação tinha sido com o que aconteceria com ele mesmo e com os demais, não com o destino de Jesus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

7 A conveniência da partida de Jesus para o Pai se percebe na formação do Corpo universal de Cristo por intermédio do Espírito Santo. O Consolador colocará á disposição dos crentes o amor e poder de Cristo como se ele estivesse em toda parte junto com eles (Mt 18.20; 28.20). Bíblia Shedd.

8 convencerá o mundo. É a obra que o Espírito realiza no mundo (v. nota textual NVI). O NT normalmente fala da sua obra no interior dos crentes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ou "exporá ao mundo o pecado, a justiça e o juízo". Nota textual NVI.

8-11 A obra do Espírito Santo é: 1) convencer o mundo que o pecado fundamental é rejeitar a Cristo; 2) aplicar a justiça imputada pela morte e ressurreição de Cristo ao crente (Rm 4.25); 3) mostrar que o juízo que Cristo sofreu venceu a Satanás, o príncipe deste mundo (33; 1 Jo 5.4s). Bíblia Shedd.

9 do pecado. Sem a obra do Espírito Santo, de convencimento, as pessoas nunca se perceberão pecadoras. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 Tenho ainda muito que voz dizer. Jesus deu de antemão  o seu endosso ao NT. Muitas coisas ainda não tinham sido revelas (12). Tudo o que faltava da revelação seria suprido pelo Espírito (13) que "vos guiará a toda verdade". Bíblia Shedd.

13 o Espírito da verdade ... vos guiará a toda verdade ... dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que há de vir. O Espírito guiou os escritores do Novo Testamento que prepararam a nova revelação escrita, que tomaria o seu lugar ao lado do Antigo Testamento. O Espírito lembrará os escritores do passado (14;26; os Evangelhos), interpretará o evangelho para o presente (14:26; 15:26; Atos e Epístolas) e revelará coisas que ainda virão a acontecer (Ap 1:19). Bíblia Shedd.

16 um pouco... outra vez um pouco. Enigma com duplo sentido: (1) Sua morte e ressurreição; e (2) Sua ascensão e retorno final. Andrews Study Bible.

20 O mundo se alegraria com a morte de Cristo, mas a ressurreição e a segunda vinda transformarão essa alegria em tristeza (Ap 6.15-17). O contrário se dará com os filhos de Deus. Bíblia Shedd.

22 vossa alegria ninguém poderá tirar. O gozo inabalável que domina o coração do crente é aquele que o Espírito suscita nesse coração (Gl 5.22). Bíblia Shedd.

23 Naquele dia, nada me perguntareis. Naquele dia se refere ao derramamento do Espírito no dia de pentecostes. Então os discípulos passariam a depender completamente do Espírito. Bíblia Shedd.

24 Até agora vocês não pediram nada em Meu nome. Anteriormente, tinham feito seus pedidos ao Pai ou a Cristo, mas não tinham pedido ao Pai em nome de Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida

25 vem a hora em que não vos falareis por meio de comparações. Refere-se ao ensino de Jesus após a ressurreição (cf Lc 24.27, 45). Bíblia Shedd.

26 a não vos digo que rogarei ao Pai por vós. Jesus não está dizendo que cessará de orar por eles (Rm 8.34; Hb 7.25; 1Jo 2.1). Ele está dizendo que os discípulos terão alcançado uma certa maturidade na oração, de modo que Ele não necessitará de orar em lugar deles. Bíblia Shedd.

27 o próprio Pai vos ama. As três Pessoas da Trindade estão unidas em Seu amor pelos crentes (3.16). Os crentes respondem com fé e amor às três Pessoas da Trindade. Bíblia Shedd.

28 mundo. Dependendo do contexto, pode significar o universo, o planeta, a humanidade ou a humanidade que se opõe a Deus [com de Jo 3.16]. Aqui significa o planeta físico. Andrews Study Bible.

29-30 Os discípulos manifestam a tola confissão de que tinham entendido o sentido das palavras de Jesus. Andrews Study Bible.

31-32 Jesus desafia a confiança recém manifestada pelos discípulos com a advertência que que eles estão prestes a abandoná-Lo. Andrews Study Bible.

32 vocês serão espalhados. Os discípulos tinham fé, mas não suficiente para ficarem firmes diante da calamidade. Jesus sabia que falhariam naquela hora, mas Sua igreja não se edifica na força das pessoas, e sim na capacidade de Deus usar as pessoas mesmo depois de haverem falhado. Bíblia de Estudo NVI Vida.

não estou só. Na maior parte de Seus sofrimentos, Cristo não estava sozinho. Mas Seu clamor de dor "Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" (Mt 
27.46; Mc 15.34) torna claro que Jesus suportou uma real separação do Pai. Este foi o clímax daquilo que Ele suportou como portador do nosso pecado. Bíblia Shedd.

33 para que tenhais paz em Mim. A paz é fundamentada em um relacionamento com Jesus. Andrews Study Bible.

Nenhum comentário:

Postar um comentário